terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os artefatos do templo e seus significados

Posted by Força Jovem Maranguape On 12:43 4 comments

Com a mesma simbologia dos objetos do Tabernáculo, a mobília e os utensílios do grande templo construído por Salomão eram repletos de analogias sagradas


O templo erguido para Deus por Salomão, assim como o que o sucedeu, foram feitos com o intuito de substituir o Tabernáculo. Basicamente, seguiam o mesmo planejamento dado pelo Senhor a Moisés para a grande tenda que acompanhava o povo de Israel pelo deserto. Tinha praticamente a mesma mobília cerimonial básica e quase os mesmos artefatos, com os mesmos significados.


Veremos aqui alguns dos principais elementos dos templos de Jerusalém e seus respectivos significados:


O altar de sacrifícios – Logo que se entrava no pátio externo do templo, após as muralhas, era encontrado o grande altar em que se sacrificavam os animais ofertados a Deus. Eles eram o símbolo dos pecados e morriam em expiação por eles. Só podiam ser abatidos animais em perfeitas condições, geralmente os melhores entre os melhores dos rebanhos. Queimados, produziam fumaça que subia aos céus como “cheiro suave” ao Senhor (Êxodo 29.25), significando estar o fiel livre dos pecados, o que agradava a Deus.


O “mar de bronze” – Também chamado “mar de fundição” (I Reis 7.23-40), era um grande reservatório de água que ficava ao lado do altar de sacrifícios. Com a mesma simbologia da antiga pia do Tabernáculo, em sua água eram lavados os pecados, com um forte significado de purificação (na forma do sangue e qualquer outro resíduo que ficasse nas mãos e pés dos sacerdotes). O reservatório, redondo, ficava sobre doze bois esculpidos em bronze que, em grupos de três, tinham suas cabeças voltadas para os quatro pontos cardeais. No mar de bronze eram abastecidas dez pias móveis, sobre rodas, que eram espalhadas pelo pátio externo, cinco de cada lado do templo.


As duas colunas – Ao lado do pórtico principal do templo ficavam duas colunas de bronze que iam quase até o teto, nomeadas Jaquin e Boaz por seu realizador, Hirão Abiff, enviado pelo rei de Tiro, seu homônimo, Hirão, com os arquitetos e artífices que trabalhariam na obra do templo (I Reis 7.13-22). Reconhecido artesão do bronze, Abiff teria homenageado os reis Davi e Salomão com os dois pilares, segundo alguns crentes. Para os judeus, são pilares simbólicos muito importantes para a vida com Deus: Jaquin simbolizando a sabedoria e Boaz a inteligência (ambos atributos de Salomão que o faziam famoso em todo o mundo conhecido da época).


A mesa dos pães – A exemplo da mesa dos pães do Tabernáculo, o grande templo também

tinha a sua, na mesma posição, à direita de quem entrava no Lugar Santo. Com doze pães ázimos empilhados em duas colunas de seis, a mesa da proposição simbolizava o alimento que vem de Deus, bem como o alimento espiritual de sua palavra. Hoje sabemos que era um dos vários símbolos alusivos a Jesus Cristo, que se referiu a ele mesmo como sendo o “pão da vida” (João 6.35), mesmo que na época os construtores do templo não soubessem disso.


Os menorás – O menorá, grande candelabro de ouro com sete lâmpadas a óleo, era somente um no Tabernáculo. No grande templo de Salomão, o número aumentou para dez, em duas colunas de cinco ladeando o santo lugar (I Reis 7.49). Além da evidente utilidade de iluminar o ambiente, simbolizava a presença de Deus no local. Além disso, suas lâmpadas eram alimentadas com óleo, simbolizando a unção de Deus sobre nossas vidas. A luz simbolizava também a própria Palavra, a verdadeira iluminação para a vida, orientando o caminho para o Senhor.


Altar de incenso – No altar que ficava no fim do Santo Lugar, o oráculo (I Reis 7.49), eram

colocados os incensos, cujos aromas de especiarias e outros perfumes dominavam o cômodo. Uma simbologia bastante forte para as súplicas, que novamente nos levam à figura do cheiro agradável que sobe aos céus em direção ao Senhor. Ali os sacerdotes dirigiam suas súplicas e a de seus fiéis, já que eram como intermediários entre o povo e Deus. Hoje, graças ao sacrifício supremo de Cristo, falamos diretamente ao Pai.


O Véu – Separando o Santo Lugar do Santo dos Santos havia um véu, uma grande cortina com dois querubins bordados que era a única barreira. Somente o sumo-sacerdote entrava por ele para conversar com Deus diretamente. O simbolismo do véu é forte: embora seja um material frágil, a única coisa que impedia outros sacerdotes de entrar ali era o respeito e o temor a Deus. Também era um obstáculo à visão. Os sacerdotes comuns, bem como o povo, ali não entravam. Mas por meio da oração que o sumo-sacerdote levava, todos tinham seu acesso indireto ao pai. Um obstáculo frágil, fácil de ser transposto para chegarmos a Deus, bastando para isso orar (Marcos 15.38).


A Arca da Aliança – A Arca da Aliança, após muitos anos habitando no Tabernáculo, foi depositada no Santo dos Santos do grande templo de Salomão. Objeto sagrado somente tocado

pelos sacerdotes e nunca por uma pessoa comum do povo, encerrava outros objetos com imenso significado sagrado: as tábuas dos Dez Mandamentos que Moisés lavrara orientado por Deus (a Palavra), um bocado do maná que foi dado como alimento ao povo no deserto pela primeira vez (a provisão de Deus) e a vara de Arão que florescera (o reconhecimento de Deus da autoridade conferida a alguém). Sobre a Arca estava o Propiciatório, a tampa do grande baú, com duas imagens de querubins voltadas uma para a outra com as asas esticadas. Entre os anjos dourados, o sumo-sacerdote deveria focalizar a presença de Deus, que falava a ele (Êxodo 25.10-22).

4 comentários:

  1. oi aqui eo vpr a capitam da sede jacana como vai vcs cuide muito bem do nosso templo salomao

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  2. oi a pricilla mandou um recado pra vcs vpr que e pra vcs trabalhar bastante por que a gente vamos para o edu chaves leve a sua camera segumda feira a gente vai pra sbt fazer o comtra o crak ok pra vcs assiando:jacana violeta vpr

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  3. "Quando Jesus foi crucificado logo depois ouve um grande temor em jerusalém rasgando a cortina do santuário de alto a baixo" Porque o véu se rasgou agora podemos ter acesso ao Criador, ele em nós como sendo onipresente e nós em nele.

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  4. A Igreja Universal do Reino de Deus e a Bíblia
    Muitas das doutrinas fundamentais da IURD têm boa base bíblica mas alguns ensinamentos centrais são errados e perigosos. A Teologia da Prosperidade não está de acordo com a Bíblia e o foco nas bênçãos materiais é exagerado. Deus não quer que ninguém viva na miséria mas ser pobre ou ter alguma doença não é pecado. Jesus era pobre.
    A Bíblia diz que devemos buscar primeiro o Reino de Deus e Ele providenciará aquilo que precisamos para viver (Mateus 6:31-33). Isso não significa que obedecemos a Deus para obter aquilo que queremos. Na verdade significa que devemos obedecer a Deus porque é a coisa certa e que não precisamos ter medo do futuro. Deus nos abençoa de graça, não porque compramos o direito à bênção.

    Além disso, ultimamente a Igreja Universal tem se virado cada vez mais para costumes judaicos e a dependência em "objetos sagrados". Não precisamos comprar coisas "abençoadas" para receber bênçãos de Deus, que dá de graça. Também não precisamos mais de um templo nem da Arca da Aliança, porque nós somos o templo do Espírito Santo e Deus mora dentro de nossos corações (1 Coríntios 3:16). Não devemos voltar para o judaísmo (Gálatas 3:10-11).

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