Um sonho de liberdade
Filme mostra a importância da amizade e da sabedoria para suportar injustiças e sobreviver em um ambiente hostil
Por Carlos Gutemberg
O clássico “Um sonho de liberdade” está entre os três filmes favoritos dos milhares de internautas cinéfilos que acessam o site do maior banco de dados de cinema do mundo, o IMDB (Internet Movie Database). O longa mostra o drama do banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), que tem sua vida radicalmente modificada ao ser condenado à prisão perpétua sob a acusação de ter matado sua mulher e o amante dela.
No presídio, Andy desenvolve uma forte amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um homem que controla o mercado negro da penitenciária, preso há mais de 20 anos, e que tem sua liberdade condicional negada constantemente. Juntos, os dois compartilham grandes momentos. Apesar de aparentemente simples, a trama trás surpreendentes reviravoltas em ocasiões-chave.
Mesmo procurando manter-se reservado, o banqueiro é perseguido e atormentado por homossexuais na prisão, ávidos por “carne nova”. Conformado com o seu destino, ele vai ficando cada vez mais isolado, só encontrando forças e apoio para enfrentar tais adversidades no amigo e presidiário veterano.
Em determinado momento, Andy ouve o capitão do presídio se queixar das altas taxas de impostos que precisa pagar. Depois de explicar uma brecha legal para diminuir essa carga tributária, ele consegue ser designado para auxiliar o bibliotecário da prisão, passando a prestar serviços para outros dirigentes da penitenciária, que dão a ele falsas esperanças de liberdade.
Quando o filme parece se encaminhar para um desfecho comum, uma ação inesperada do banqueiro muda completamente os rumos da história. No entanto, nessa hora, o espectador consegue perceber que tudo havia sido calculado por Andy, nos mínimos detalhes, desde o início.
Disponível em DVD, o filme nos mostra a importância da amizade e da sabedoria para suportar injustiças e sobreviver em um ambiente hostil. Ele nos revela ainda que o sonho da verdadeira liberdade, almejado por muitos, inclusive na cadeia, só pode ser descrito por quem consegue de fato vivenciá-lo.
Veja o trailer do filme:
0 comentários:
Postar um comentário